segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Festa de S. Mateus da Ribeirinha

Segundo o relato do evangelho, Jesus, depois de atravessar o lago de Tiberíades, ao passar por Mateus, que estava a trabalhar na recolha dos impostos, disse-lhe: "Segue-me". Mateus levantou-se e seguiu-o, tornando-se num dos seus doze discípulos.
Mateus acompanhou de perto a vida pública de Cristo e notam-se traços de sua antiga profissão de cobrador de impostos em determinadas passagens do seu Evangelho.
Esteve presente na Última Ceia, em diversas aparições de Jesus ressuscitado, na Ascenção e no dia de Pentecostes. O verdadeiro nome de Mateus era Levi.
Um antiga tradição do cristianismo, informa que Mateus tornou-se evangelizador de regiões da Palestina e da Etiópia, onde teria encontrado o martírio.(in Wikipedia).

Mais uma vez a Ribeirinha levou a cabo a festa do seu padroeiro, (embora com uma semana de atraso) saiu à rua a imagem do padroeiro restaurada, e que fez um percurso um pouco maior talvez tambem para lembrar a necessidade de um novo templo.

Tambem mais uma vez saiu à rua a nossa Filarmónica para acompanhar o seu padroeiro, de referir tambem o concerto que deu antes da procissão em que o espaço embora digno não era o mais apropriado pois estava longe do centro da festa e das pessoas.



Bom aqui ficam algumas fotos da Festa que teve tambem animação na vespera com pequeno conjunto musical que agradou aos presentes. De referir tambem as chamarritas com tocadores ao vivo que tambem foram bastante participadas.





Enviar um comentário