segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Festa de S. Mateus da Ribeirinha

Segundo o relato do evangelho, Jesus, depois de atravessar o lago de Tiberíades, ao passar por Mateus, que estava a trabalhar na recolha dos impostos, disse-lhe: "Segue-me". Mateus levantou-se e seguiu-o, tornando-se num dos seus doze discípulos.
Mateus acompanhou de perto a vida pública de Cristo e notam-se traços de sua antiga profissão de cobrador de impostos em determinadas passagens do seu Evangelho.
Esteve presente na Última Ceia, em diversas aparições de Jesus ressuscitado, na Ascenção e no dia de Pentecostes. O verdadeiro nome de Mateus era Levi.
Um antiga tradição do cristianismo, informa que Mateus tornou-se evangelizador de regiões da Palestina e da Etiópia, onde teria encontrado o martírio.(in Wikipedia).

Mais uma vez a Ribeirinha levou a cabo a festa do seu padroeiro, (embora com uma semana de atraso) saiu à rua a imagem do padroeiro restaurada, e que fez um percurso um pouco maior talvez tambem para lembrar a necessidade de um novo templo.

Tambem mais uma vez saiu à rua a nossa Filarmónica para acompanhar o seu padroeiro, de referir tambem o concerto que deu antes da procissão em que o espaço embora digno não era o mais apropriado pois estava longe do centro da festa e das pessoas.



Bom aqui ficam algumas fotos da Festa que teve tambem animação na vespera com pequeno conjunto musical que agradou aos presentes. De referir tambem as chamarritas com tocadores ao vivo que tambem foram bastante participadas.





3 comentários:

Carlos Faria disse...

Pois eu já estava à espera desta reportagem, depois de ver fotógrafos ao serviço do blogger a cobrirem o evento. Boa reportagem! a procissão teve um percurso exactamente do mesmo tamanho que teve durante décadas (entre a igreja e a escola) embora diferente no ponto inicial e final. Espero que a reactivação deste espaço seja para manter ;-)

Anónimo disse...

Queria perguntar só uma questão?
Qual foi o dia deste evento, ou seja, em que data se realiza anualmente esta procissão?

Unknown disse...

ola "anónimo" esta festa realiza-se ou devia realizar-se no dia 21 de Setembro dia de S. Mateus ou no domingo seguinte, mas as vezes muda consoante é necessário por questoes de logistica da FESTA.