segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Uma perspectiva sobre as nossas Ilhas. As Flores!!!




A Ilha das Flores situa-se no Grupo Ocidental do arquipélago dos Açores, sendo a maior das ilhas que compõem aquele Grupo. Ocupa uma área de 141,7 km2, na sua maior parte constituída por terreno montanhoso, caracterizado por grandes ravinas e gigantescas falésias. O ponto mais alto da ilha é o Morro Alto, a 914 m de altitude. A população residente é de 3 995 habitantes (2001), repartindo-se pelos concelhos de Santa Cruz e Lajes das Flores. É frequentemente considerada como o ponto mais ocidental da Europa (obviamente fora do continente europeu). Primeiro assinalada em 1452 por Diogo de Teive e seu filho João de Teive, apenas foi povoada a partir das primeiras décadas do século XVI, já em pleno reinado de D. Manuel I. O extremo isolamento da ilha apenas foi quebrado com a instalação, em 1966, da Base Francesa das Flores. A ilha das Flores é considerada uma das mais belas dos Açores (para mim a mais bela), cobrindo-se de milhares de hortênsias de cor azul, que dividem os campos ao longo das estradas, nas margens das ribeiras e lagoas.









A ilha das Flores está dividida em dois municípios: no nordeste da ilha situa-se o concelho de Santa Cruz das Flores, com sede na vila do mesmo nome; a sudoeste situa-se a vila de Lajes das Flores, também sede de concelho.
O concelho de Santa Cruz das Flores, o mais povoado da ilha, é composto pelas seguintes freguesias:
Santa Cruz, a maior povoação da ilha, onde se localiza a Escola Básica e Secundária Padre Maurício de Freitas, a única secundária da ilha, o Centro de Saúde, o aeroporto e as principais estruturas administrativas e económicas da ilha; Caveira; Cedros; Ponta Delgada, sita no extremo norte da ilha e local onde funcionaram as estruturas técnicas da Base Francesa das Flores. O concelho das Lajes das Flores é composto pelas seguintes freguesias:
Lajes, a vila sede do concelho e a povoação onde se localiza o porto que serve a ilha. Lomba; Fazenda; Lajedo; Mosteiro; Fajãzinha; Fajã Grande, a povoação mais ocidental da ilha e o principal centro populacional da costa ocidental.

Enviar um comentário