terça-feira, 29 de abril de 2008

Irmandade do Espirito Santo dos Espalhafatos

Um pouco de História:

Constituída provavelmente no inicio do século XX, a Irmandade do Espírito Santo dos Espalhafatos, tinha a sua casa do Império localizada na Ramada do Lugar dos Espalhafatos ou Canada da Estrela, Estrada Regional Construída por volta de 1909, constituídos por Império e Copeira.


O Calendário de Serviços era completo ou seja Domingo Segunda e Terça, chegando a realizar se no Segundo Domingo da Trindade e eventualmente, na excepção de vir alguém da América para pagar alguma promessa.

Insígnias: Uma Coroa, dois Estandarte Sendo Um da Irmandade e outro dos Foliões, vinte varas de cor vermelha com uma barra preta e uma risca branca, vinte e quatro lampiões, uma bandeira e OPA vermelha.
Pelouro: No passado serviam 4 irmãos em cada dia, hoje em dia apenas 1, Na terça-feira do Espírito Santo, à noite realizava se a escolha do dia em que cada grupo de IRMÃOS iria servir no ano seguinte.
Irmãos: No passado tinha 24, hoje e depois de uma reactivação da Irmandade em 2006, com a oficialização e reformulação dos Estatutos e aquisição de Identidade Canónica e Fiscal, da Santa Sé conta com 46 Irmãos dos quais 40 Ajudantes e 6 Imperadores.
A Quota que antigamente era recolhida pelo Sr. Evaristo, já falecido era de 10 e de pois de 500 escudos, hoje é de 10€ Euros.

Com a destruição dos edifícios aquando do Sismo de 1998, a Irmandade ficou sem Estruturas próprias para a concretização dos serviços assim neste momento a Direcção do Império enviada todos os esforços para a construção da nova estrutura, para que a Irmandade possa muito rapidamente ter a sua casa do Império a funcionar em pleno com todas as valências que são necessárias.

2 comentários:

Lc disse...

Olha aqui está um império (edificio) que infelizmente desapareceu, que pena.

Carlos Faria disse...

Uma ligeira dúvida, o império situava-se na Ramada ou na Cruz dos Espalhafatos?! Ramada por cá é o lugar onde se fazem os arraiais dos impérios, devido a se formar um toldo com ramos (ramada) pelo que por norma todos tinha uma ramada, muitas vezes entre a copeira e o império. É provável que no final do século XX se chame ramada ao sítio onde o império se encontrava por nele fazerem uma ramada pelo jantar da festa.