segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Uma perspectiva sobre as nossas Ilhas. O Corvo!!!


A ilha do Corvo é a menor das ilhas do Arquipélago dos Açores, localizando-se no Grupo Ocidental, a norte da Ilha das Flores. A ela corresponde territorialmente o município do Corvo, o único dos concelhos da República Portuguesa que não tem qualquer freguesia, já que, nos termos do artigo 86.º do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, este nível de divisão territorial não existe na ilha. As funções dos órgãos de freguesia são assumidos pelos correspondentes órgãos
A ilha ocupa uma superfície total de 17,13 km², com 6,5 km de comprimento por 4 km de largura. Situa-se a 39º 40’ de latitude Norte e 31° 05’ de longitude Oeste.
Dista da ilha das Flores, de Santa Cruz das Flores 13 milhas e Ponta Delgada 10 milhas náuticas. É formada por uma única montanha vulcânica extinta - o Monte Gordo, coroado com uma ampla cratera de abatimento chamada localmente de Caldeirão, com 3,7 km de perímetro e 300 metros de profundidade. Nela se podem observar várias lagoas, turfeiras e pequenas "ilhotas", duas compridas e cinco redondas. O ponto mais alto da ilha é o Morro dos Homens no rebordo sul do Caldeirão, com 718 metros de altura acima do nível médio do mar.
Todo o litoral é alto e escarpado, constituindo o cone central do vulcão, com excepção da parte Sul, onde numa fajã lávica se estabeleceu a Vila do Corvo, a única povoação da ilha. A escarpa oeste, com uma falésia quase vertical com cerca de 700 m de altura sobre o oceano, é uma das maiores elevações costeiras existentes no Atlântico.
As terras imediatamente em redor da única povoação da ilha e uma pequena zona abrigadas na costa leste (as Quintas e Fojo) são as únicas em que é possível praticar a agricultura e manter algumas árvores de fruto. As melhores pastagens para o gado ficam mais para norte, nas chamadas Terras Altas.
Na enseada sul, denominada Enseada de Nossa Senhora do Rosário, existem três cais de desembarque – o Porto Novo (não usado), o Porto do Boqueirão e o Porto da Casa, o maior e o único utilizado no tráfego comercial. O Portinho da Areia, no extremo oeste da pista do aeroporto, é o único areal da ilha e a sua principal zona balnear.
O clima é húmido, com 915,7 mm de precipitação média anual, mas ameno, embora ventoso, com temperatura média anual de 17,6°C na Vila, com temperaturas médias mensais que variam entre os 14°C em Fevereiro e 20°C em Agosto. Nas zonas altas os nevoeiros são quase permanentes. A agitação marítima, particularmente do quadrante oeste, é muito elevada, resultando numa elevada erosão costeira.




A Vila do Corvo, também chamada erradamente de Vila Nova do Corvo, é a mais pequena dos Açores, com 425 habitantes (em 2001). A única povoação da ilha é constituída por um aglomerado de casas baixas com ruas estreitas e tortuosas que sobem as encostas, conhecidas localmente por canadas. Sofreu devido à emigração, principalmente para os EUA e Canadá. A superfície do seu concelho corresponde a toda a superfície da ilha. O concelho mais próximo é Santa Cruz das Flores, tornando este o local habitado mais isolado de Portugal.
Durante o Inverno, as ligações marítimas, apesar de regulares, são fortemente condicionadas pelo estado do mar e pelo vento já que o Porto da Casa, o pequeno molhe que serve a ilha, não fornece abrigo que permita a operação com tempo adverso. No entanto, durante o Verão, chega a haver várias ligações por dia, usando barcos rápidos que fazem o trajecto entre o Corvo e Santa Cruz das Flores em cerca de 45 minutos.



As festividades da ilha são a Festa do Divino Espírito Santo que acontece todos os anos no 7º Domingo depois da Páscoa faz-se o cortejo com missa solene e as sopas do Espírito Santo onde toda a população é convidada e no 2º fim-de-semana de Julho é que é a festa profana com arraial, tasca, artistas e convidados. havendo no Domingo mais uma vez o cortejo com coroações, o bodo de leite.
A Festa de São Pedro (24 a 26 de Junho), que acontece sempre no fim-de-semana mais próximo do dia 29 de Junho que é o dia de São Pedro e a festa da Sagrada família que ronda quase sempre o último fim-de-semana de Julho), a Festa e Romaria de Nossa Senhora dos Milagres (15 de Agosto) na qual se integra o Festival de Verão dos Moinhos, e também a festa da Senhora do Bom Caminho que costuma ser no 1º ou 2º fim-de-semana de Setembro.


Em 1938 foi fundada a Banda Filarmónica Lira Corvense. Realizava-se no 1.º Domingo de Maio e no 1.º Domingo de Setembro, a Festa do Fio ou Tosquia das Ovelhas, cuja a tradição foi abandonada e ainda não foi recuperada. Gastronomicamente, são típicas as Couves da Barca, o Feijão Assado à Corvo, as tortas de Erva do Calhau, a broa de milho e o queijo típico local e molho-de-fígado. Do artesanato, destaca-se as barretas, mantas e as fechaduras de madeira.(in Wikipedia)

Aqui ficam algumas fotos, desta pequena ilha cuja populaçao, é acolhedora, simpática, e generosa.


Defenitivamente, uma ilha a visitar, pela sua beleza e aproveitar para provar o seu queijo,e as saborosas Lapas.

5 comentários:

Carlos Faria disse...

sim, concordo que o corvo é de facto uma ilha a visitar e tem uma beleza muito original, fruto de ter uma única povoação que no passado se encontrava muito isolada e com dificuldades de acesso ao exterior. Uma correcção, o nome oficial e correcto da vila é mesmo "Vila Nova do Corvo", por isso ou transcrevestes mal ou era a tua fonte quem estava errada (a wikipédia tem destes riscos);-).

Unknown disse...

nao, ja fui informado de várias fontes que o nome correcto é Vila do Corvo, dai ter feito a transcriçao "A Vila do Corvo, também chamada erradamente de Vila Nova do Corvo, é a mais pequena dos Açores, com 425 habitantes (em 2001" in Wikipedia

Rosa disse...

Sou Corvina, por isso muito suspeita em falar da minha ilha, mas para mim é uma ilha muito catita, e é sempre bom ouvir falar bem desta ilha. abraços a todos vocês

Mello disse...

Já visitei a Ilha do Corvo. Gostei da Caldeira e da boa comida.
Nunca cheguei a tirar fotos aos moinhos, penso que eram dois ou três junto à costa, mas foi uma semana agradável. O povo corvino é muito animado e o queijo é fabuloso.

TOZE PRATAS disse...

Meus amigos. Eu sou Musico e estive numa das festas no Corvo e queria deixar o meu comentario a duas situações: Primeira o meu muito muito obrigado a todas as pessoas da Vila que são ESPECTACULARES. São pessoas muito humildes muito amigas do amigo e são exceocionais. A segunda : abeleza do sitio. Extremamente calmo e comodo. Espectacular. recomendo a todas as pessoas . Tá se bem lá . Com muitas saudades aos meus amigos Fernando, Gregório,Alfredo , Margaret e todas as pessoas que fizeram do nosso fim semana de trabalho um dos melhores em termos de divertimento. Saudades amigos .Um grande abraço.
DUO MUSICAL TOZE PRATAS E DINA TERESA