quarta-feira, 5 de março de 2008

Forno do Telhal da Boca da Ribeira


Artesanato no Porto da Boca da Ribeira
A partir da década de 20 do século passado, o Porto da Boca da Ribeira (Ribeirinha), um varadouro situado a nordeste da ilha e de difícil acesso por terra, tornou-se um espaço especializado na produção de telha. O barro existente nas proximidades chegou a alimentar a actividade de três fornos, tendo dois deles chegado intactos à década de 80, mas acabando por ser seriamente danificados pelo sismo de 1998.
Em frente à rampa de varagem, foi implantado um telhal, constituído por duas construções especializadas em alvenaria de pedra: um forno e um edifício térreo, de planta rectangular, com porta larga na empena-fachada e cobertura de duas águas em fibrocimento, abrigo de uma eira circular onde se pisava o barro.


O forno, parcialmente enterrado num declive, tem corpo de planta exterior circular e duas câmaras sobrepostas sub-rectangulares (topos côncavos), com as respectivas portas rasgadas na parede anterior, e era abrigado por um telhado longitudinal de duas águas. A câmara de combustão tem porta quadrangular, acima do nível do solo e uma banqueta de pedras, ao longo das paredes, sobre a qual também se enfornava telha. A grelha, de cinco arcos abatidos, apoia-se nos pés-direitos. A câmara de cocção, coberta por abóbada abatida, tem porta rectangular. Perto das extremidades da abóbada, há duas aberturas de tiragem com saída na cumeeira. À direita deste forno, subsistem algumas paredes de um outro, certamente mais antigo e, cerca de 85 metros a norte do telhal, e implantado no mesmo declive, existe um forno isolado, com corpo e câmaras de planta rectangular, portas na parede anterior, coberto por um telhado longitudinal de duas águas. A câmara de combustão tem banqueta interior, porta com arco abatido e grelha de quatro arcos igualmente abatidos. A câmara de cocção tem abóbada abatida, duas aberturas de tiragem na cumeeira e outras duas no eixo transversal da cobertura.(in inventário do Património Imovel do Faial)

Enviar um comentário