terça-feira, 18 de março de 2008

Igreja de São Mateus da RIBEIRINHA

A Igreja de São Mateus da Ribeirinha terá sido reconstruidauída em 1666. Caracterizava-se por ser, de três naves, com torre ao centro da fachada rematada por um coruchéu octogonal encimado por uma cruz, tinha cobertura de duas águas em telha de aba e canudo.A porta da fachada tinha uma janela de cada lado, composição que era repetida no piso superior onde a porta é substituída por uma janela de sacada com varanda. Todos os vãos tinham verga curva. Existiam vários ornamentos de inspiração gótica na fachada principal, nomeadamente pináculos e balaustradas rendilhadas. Ao meio de cada uma das fachadas laterais existia também uma porta.As três naves eram divididas por arcos de volta perfeita assentes em pilares com impostas salientes. A capela-mor era ladeada pelas sacristias e tinha uma cobertura semicilíndrica que imita uma abóbada de berço. Do lado do evangelho, à entrada, encontrava-se o baptistério. Mais à frente, adossado a uma coluna, situava-se o púlpito.
Existe uma Inscrição na verga da janela central, sobre a porta de entrada: "1934".


A Igreja encontra-se em ruinas por causa do Sismo de 9 de Julho de 2008.


Contudo existem neste momento esforços de grande parte da populaçao e instituições da freguesia, na pessoa do seu pároco com vista á construçao da Nova Igreja Paroquial, cujo processo de construçao ja se encontra na fase de lançamento de concurso publico da empreitada.(in Inventario do Património Imovel dos Açoes; Wikipédia).


2 comentários:

Anónimo disse...

Uma bonita Igreja em tempos passados, mas que ainda hoje podemos relembrar, pela sua fachada muito danificada mas ainda resistente ao passar do tempo,pena foi termos perdido um pouco do seu conteudo, os sinos levados pela mão do alheio.

Carlos Faria disse...

A fachada descrita é a resultante da reconstrução inaugurada em 1934, pois a fachada anterior foi destruída pelo sismo de 31 de Agosto de 1926 (sem apoios bastaram 8 anos para a sua reconstrução), as restantes partes da igreja não sofreram danos tão elevados naquela época(ao contrário de agora) e por isso foram apenas sujeitas a uma reabilitação sem ser de raiz. Existiam fotos da freguesia com a fachada antiga (bem diferente) na JF, mas não eram propriedade desta autarquia.