quinta-feira, 13 de março de 2008

Farol da Ribeirinha

O Farol assenta sobre uma torre quadrangular de alvenaria forrada de azulejo branco. Tem anexo um edifício de um pavimento, que servia para habitação dos funcionários. Começou a ser construído em Maio de 1915, tendo sido inaugurado em 1 de Novembro de 1919. Actualmente encontra-se em ruínas em resultado do Sismo de 9 de Julho de 1998. O sismo teve o seu epicentro numa falha tectónica submarina, a cerca de 5 km da Ponta da Ribeirinha.
A demolição do edifício não se concretizou em 2001, graças a um Abaixo-assinado apresentado pela Liga dos Amigos do Farol. É seu objectivo preservar o património e (reconstruir) o Farol ou parte dele, para que se possa restituir a dignidade a um marco importante da história da freguesia e da ilha. Pretende-se criar na Ribeirinha um espaço digno para expor a óptica (a parte dos cristais) e a lanterna do Farol (a parte vermelha) - um património único do Mundo. Algumas peças mais antigas deste Farol foram confiadas à Casa do Povo da Ribeirinha, onde podem ser visitadas.
O Farol da Ponta da Ribeirinha localiza-se na Ponta da Ribeirinha, Ribeirinha, Ilha do Faial, nos Açores, em Portugal.Nº nacional: 854. Nº internacional: D-2692.
Trata-se de uma torre prismática branca com vinte metros de altura, cúpula vermelha e edifício anexo.
A partir deste farol, situado na Ponta da Ribeirinha, é possível obter uma das melhores panorâmicas sobre a forma alongada da ilha de São Jorge.
Permanece em sua substituição, um farolim na mesma posição 38º 35,75´N / 028º 36,23´W (Datum Base SW).(in Wikipedia)

2 comentários:

Carlos Faria disse...

Este imóvel é sem dúvida o ex-libris da freguesia, por isso, pouco antes do sismo esta realidade ficou incorporada nos símbolos heráldicos então aprovados em Assembleia de Freguesia por proposta da Junta, facto que veio a ser reconfirmado pelo actual elenco autárquico da freguesia.

Anónimo disse...

Olá!
Podem seguir o exemplo do Farol Museu de Santa Marta em Cascais. Seria importante que também voltasse a funcionar. Cumprimentos!